Atualidade
Após a quebra registada em 2024, os dados do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) mostram um novo aumento do número de nascimentos no primeiro trimestre de 2025. Entre janeiro e março, foram rastreados 20 782 recém-nascidos, mais 207 do que no período homólogo do ano anterior.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH) assinalou ontem, 15 de abril, os seus 20 anos de existência com um alerta sobre a ausência de reconhecimento da profissão de técnico de emergência médica em Portugal, lamentando que, passados nove anos desde a criação da carreira especial no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta ainda não tenha sido alargada a todos os profissionais do setor.
Em março de 2025, mais de duas mil pessoas continuavam internadas nos hospitais públicos portugueses sem justificação clínica, tal como apontam os dados da 9.ª edição do Barómetro de Internamentos Sociais (BIS), uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).
A prática regular de exercício físico moderado pode ter um impacto significativo na prevenção do cancro, defende Pedro Saint-Maurice, fisiologista do exercício da Fundação Champalimaud. “Hoje percebemos que as pessoas que trocaram uma hora de comportamento sedentário por uma hora de atividade moderada ou vigorosa têm, seis anos mais tarde, um risco de cerca de 15 a 20% mais baixo de desenvolver o primeiro cancro”, sublinha o especialista.
A cirurgia robótica continua a afirmar-se como uma tecnologia em expansão na Península Ibérica. Em 2024, os distribuidores exclusivos do sistema robótico da Vinci – ABEX (Espanha) e Excelência Robótica (Portugal) – alcançaram uma faturação consolidada superior a 150 milhões de euros, representando um crescimento de 25% face ao ano anterior.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai apoiar, com 250 mil euros, um total de 10 projetos de investigação que visam melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes e contribuir para a eficiência dos serviços de saúde.
No dia 17 de maio realiza-se a primeira edição das Jornadas de Nutrição Clínica para Medicina Geral e Familiar, organizadas pela Faculdade de Medicina do Porto, no Centro de Investigação Médica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A venda de medicamentos em Portugal registou um aumento de 4,7% em 2024, totalizando 3.400 milhões de euros, com um crescimento correspondente de 4,9% no número de embalagens comercializadas, segundo dados divulgados pela Informa D&B.
Portugal conta, desde hoje, com a primeira rede nacional de centros clínicos e de investigação dedicada à doença de Parkinson e outras doenças do movimento. A iniciativa, liderada pela Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMOV), pretende impulsionar a realização de ensaios clínicos e facilitar o acesso a tratamentos inovadores.
“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” e “concretizar a implementação da rede de Reumatologia no seu todo”. O apelo é de Arsisete Saraiva, presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.), que marcou a sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da associação.